Vantagens do sensor no embalamento a vácuo

26 de abril de 2017 English   Español   Deutsch   Français   Italiano  

Quando falamos de máquinas de embalamento a vácuo, normalmente, ouvimos falar de dois sistemas de controlo do ciclo: controlo por tempo e controlo por sensor.

Nas máquinas com controlo do ciclo por tempo, a bomba realiza o vácuo na câmara durante o tempo pré-fixado pelo utilizador. Nos modelos equipados com sensor, a bomba realiza vácuo na câmara até ao ponto de alcançar a percentagem de vácuo estabelecido pelo utilizador.

Que vantagens traz ao utilizador o controlo do ciclo por sensor? Existem três vantagens principais do controlo do ciclo de embalamento a vácuo por sensor.

  1. Resultados uniformes e garantidos

Nos modelos de embaladora equipados com sensor, a bomba realiza o vácuo até alcançar a percentagem de vácuo desejada na câmara. Portanto, temos a segurança de que teremos alcançado o vácuo desejado no final do processo de vácuo. Se tivermos maior quantidade de produto na câmara, o tempo será menor. Se, pelo contrário, reduzirmos a quantidade de produto a embalar, o tempo aumenta. Mas teremos obtido a mesma percentagem de vácuo em ambos os casos. 

Com a máquina de tempos, teremos que estabelecer tempos diferentes consoante a quantidade de produto a embalar, para obter – aproximadamente - o mesmo nível de vácuo em todos os ciclos.

  1. Melhor controlo no embalamento de líquidos

O ponto de ebulição é a temperatura a que a pressão do vapor de um líquido é igual à pressão atmosférica. Ao embalar um líquido a vácuo, reduz-se a pressão atmosférica no interior da câmara, provocando a ebulição do produto a embalar embora o mesmo não alcance a temperatura de ebulição que precisaria de uma pressão ambiental normal.

Conhecendo a percentagem de vácuo à qual ferve um líquido por ser embalado, com o controlo por sensor, podemos conseguir que nunca se ultrapasse esse ponto. Além disso, alguns modelos de embaladoras (como as “SU” da Sammic) vêm equipados com controlo do ponto de ebulição de líquidos. Neste caso, a segurança vai um passo mais além e a bomba para quando se deteta que o produto a embalar começou a ferver, independentemente da percentagem de vácuo alcançada.

Evitando a ebulição de líquidos, conseguimos que o produto a embalar mantenha a sua humidade e qualidade e evitamos que a câmara se suje. Além disso, ao não derramar o produto, o mesmo não se mistura com o óleo da bomba de vácuo. O óleo da bomba não perde qualidade e evita-se a oxidação da bomba.

  1. Otimização dos tempos de trabalho

Ao contrário do controlo por tempos, o modelo de controlo por sensor otimiza os tempos de trabalho, evitando que a bomba esteja em funcionamento depois de alcançar o vácuo desejado na câmara. Mais, como a bomba não trabalha mais tempo do que o necessário, contribui-se para melhorar a sua durabilidade e evitar sobreaquecimentos desnecessários.

Dependendo da configuração da oferta de cada fornecedor, o sensor pode requerer um desembolso económico superior em comparação com o modelo de tempos. A médio prazo, as vantagens do controlo do ciclo por sensor que descrevemos traduzem-se num retorno seguro do investimento inicial.

Com a nova configuração da oferta de embaladoras a vácuo, a Sammic vai um passo mais além. A gama básica ou de acesso (“SENSOR”) é composta por modelos simples mas de grande qualidade, todos eles equipados com um sensor de grande precisão e bomba Busch, oferecendo o mais importante a um preço justo.

A gama superior (“SENSOR ULTRA”) é composta por modelos que combinam as características básicas da gama SENSOR, acrescentando a deteção da evaporação de líquidos, além de outras prestações mais avançadas, tanto de série como opcionais, que possibilitam a configuração de cada produto conforme as necessidades específicas de cada utilizador.

Podemos ajudar?
Contacta-nos
Subir
Hemen, iluntasuna baino ez aurkituko duzu... Zure esku dago