Convertendo o problema dos vapores numa oportunidade

8 de fevereiro de 2018 Español   Deutsch   English   Français   Italiano  

 

Coloquemo-nos na situação de que um hotel acaba de remodelar a sua zona de lavagem e colocou em marcha um novo projeto para garantir a melhor qualidade de limpeza no hotel. Concebeu tudo perfeitamente adequado ao seu estabelecimento e ao seu fluxo de trabalho e colocou-o em marcha… Mas, em pouco tempo começam os problemas: o nível de humidade na zona de lavagem é muito alto e as temperaturas dispararam, devido ao calor, os trabalhadores sofrem no seu horário de trabalho e, além disso, a instalação começa a deteriorar-se. O que está a acontecer?

O caso exposto pode ser um problema comum em todos os estabelecimentos nos quais não ocorra a boa gestão do vapor de água que se cria nas zonas de lavagem. Estes vapores que se geram nas máquinas de lavar fazem aumentar o nível de humidade na zona de lavagem produzindo, entre outras coisas, altas temperaturas na zona de trabalho, deterioração da instalação e escorregões frequentes dos operários devido a humidade no solo.

Como funciona o condensador de vapores?

Para solucionar este problema, a Sammic propõe Condensadores de Vapores em todos os seus modelos de Máquina De Lavar Louça Por Arrasto De Cestos SRC e nas gamas Extra e Supra das máquinas de lavar loiça de cúpula. O condensador de vapores da Sammic absorve o vapor que se gera na máquina e fá-lo circular através de uma serpentina. Nesta serpentina ocorre o intercâmbio de calor entre a água de entrada que provém da rede em torno de 10-20ºC e o vapor da água que tem uma temperatura de cerca de 80ºC. Durante o intercâmbio, o calor do vapor aquece a água que entra no túnel de lavagem, reutilizando-se desta maneira o calor gerado. Assim, graças a este condensador, não só se evitam os problemas de humidade e se melhora o ambiente de trabalho do operário, como também ocorre uma grande poupança energética na caldeira na hora de aquecer a água. Em concreto, obtém-se 29% de melhoria do rendimento energético da máquina. Não obstante, além da poupança energética, este pré-aquecimento da água de entrada também favorece a recuperação da temperatura da água da caldeira, melhorando, se possível, a capacidade produtiva e a eficácia de lavagem.

Que panorama de amortização possui?

Apesar de o condensador de vapores ser uma opção com um custo económico que se soma ao preço das máquinas, cabe apontar que em ambientes de alto rendimento de lavagem, o panorama de amortização é muito razoável. Estima-se que um local que trabalha 300 dias por ano e que utiliza a máquina de lavar quatro horas por dia amortizará o condensador em apenas quatro anos. Para calcular o tempo exato de amortização, a Sammic dispõe de uma calculadora de poupança energética que oferece resultados personalizados para cada utilizador.


Portanto, o problema dos vapores já não é um problema. Graças ao Condensador de vapores da Sammic, a humidade não só deixa de ser um problema, como também converte a zona de lavagem numa zona mais eficiente, mais produtiva e mais ecológica.

Podemos ajudar?
Contacta-nos
Subir
Hemen, iluntasuna baino ez aurkituko duzu... Zure esku dago