Embalamento a vácuo inteligente: 8 desempenhos avançados das embaladoras Sammic

14 de outubro de 2020 English   Deutsch   Español   Français   Italiano  

A Sammic possui duas linhas de embaladoras a vácuo: SENSOR (SE) e SENSOR ULTRA (SU). Ambas as gamas estão equipadas com um sensor de grande precisão que permite obter resultados precisos e consistentes em todas as circunstâncias. Mas, que desempenhos inovadores oferecem estas máquinas de vácuo? Apresentamos 8 razões que tornam estas máquinas-ferramenta imprescindíveis para as cozinhas atuais.

 

1. Controlo por sensor: o vácuo exato para um resultado perfeito

Normalmente, quando se fala de máquinas de embalamento a vácuo, costuma-se falar de dois sistemas de controlo de ciclo: controlo por tempo ou controlo por sensor. No caso de controlo por tempo, a bomba realiza o vácuo na câmara durante o tempo pré-fixado pelo utilizador. Nos modelos equipados com sensor, por outro lado, a bomba realiza o vácuo na câmara até ao ponto de alcançar a percentagem de vácuo estabelecido pelo utilizador.

 Existem três vantagens principais do controlo do ciclo de embalamento a vácuo por sensor:

-Resultados uniformes e garantidos. A bomba realiza o vácuo até alcançar a percentagem de vácuo desejado, não importa a quantidade de produto que exista na câmara.

- Melhor controlo no embalamento de líquidos.

- Otimização dos tempos de trabalho. O controlo por sensor otimiza os tempos de trabalho, evitando que a bomba esteja em funcionamento após ter alcançado o vácuo desejado na câmara.

2. Descompressão controlada: ideal para o tratamento de produtos delicados

No momento de realizar o processo de embalar alimentos a vácuo, a descompressão ou a entrada do ar na câmara, uma vez selado o saco, é um momento crítico, já que o golpe de ar que retorna à câmara pode empurrar o saco com demasiada força sobre o produto. Para controlar isso, as embaladoras SE possuem descompressão controlada por impulsos. Isto é, o ar que volta a entrar na câmara fá-lo pouco a pouco. Além disso, as embaladoras da gama Sensor Ultra dão um passo mais além. Estas dispõem de uma válvula para a entrada de ar suave para a câmara, realizando a descompressão progressivamente.

Em ambos os casos, evita-se a perfuração do saco de vácuo no caso de produtos com arestas agudas, garantindo-se uma ótima conservação do produto.

3. Vácuo plus: especialmente útil para a cozedura a vácuo

No caso de ter selecionado um vácuo de 99%, nas nossas máquinas é possível programar até 10" mais de vácuo adicional. Este desempenho, "Vácuo PLUS", permite extrair a maior quantidade de ar do ingrediente principal. Esta função é ideal para a cozedura a vácuo, já que, desta forma, durante a cozedura, não haverá ar dentro do saco.  Desta forma, consegue-se uma maior vida útil do nosso produto e uma cozedura mais precisa e uniforme.

4. Vac-Norm: o embalamento a vácuo em recipientes com total garantia

Tanto as embaladoras SE como as SU permitem o embalamento em recipientes gastronorm externos especiais. Isto é possível graças ao sensor de grande precisão que vem incorporado nas máquinas. Além disso, no final do ciclo de vácuo, o tubo liberta-se do recipiente automaticamente graças à descompressão automática. Desta maneira, evita-se tanto ter de “arrancar” o tubo da máquina como o risco de mover a válvula da cuba, danificando o vácuo realizado.

5. Vácuo por etapas: particularmente útil para produtos moles de tipo poroso e produtos delicados

A gama Sensor Ultra incorpora um programa especial de vácuo por etapas que realiza várias pausas durante o processo de vácuo antes de alcançar o vácuo final programado. Este programa ajuda-nos a obter um vácuo de 99% de uma maneira mais subtil e suave em elementos como os queijos, fiambres e mariscos. Deste modo, conseguimos que os elementos que contêm gordura percam menos quantidade da mesma no processo de vácuo e que, desta forma, mantenham a maior quantidade de qualidades organoléticas. É ideal para a sua melhor conservação posterior. Este sistema permite-nos, também, fazer macerações, curas e suavizar as carnes por meio do vácuo. Nas embaladoras SE é possível obter o vácuo por etapas com o sistema "Pause".

6. Sistema de controlo de líquidos: evitando transbordamentos de líquido na câmara

Tal como referido no ponto 1, ao embalar um líquido a vácuo, reduz-se a pressão atmosférica no interior da câmara e provoca a ebulição do produto a embalar, fazendo com que os líquidos transbordem. Para evitá-lo, as embaladoras SU estão equipadas com um novo sistema de deteção do ponto de evaporação. Graças a isso, quando o utilizador estiver a embalar algum líquido, como molhos, sopas, frutas ou carne vermelha e o produto atingir o ponto de evaporação, o processo de vácuo para automaticamente. Desta maneira, evita-se o transbordamento de líquidos na câmara e garante-se o máximo vácuo possível para cada produto.

7. Impressão direta de etiquetas: sem necessidade de equipamentos adicionais nas embaladoras SU

As embaladoras SU têm como opção a conectividade Wireless e conexão a impressora. Esta conectividade permite controlar a impressora a partir de um dispositivo móvel por meio de uma aplicação gratuita. Graças a esta aplicação, é possível criar programas de vácuo com valores predefinidos e atribuir um nome e uma etiqueta a cada um deles.

8. Sammic VAC: controle a sua embaladora SU a partir do seu smartphone

Tal como indicado no ponto anterior, as máquinas Sensor Ultra com opção de impressão e conectividade podem ser controladas através de um smartphone graças à conectividade wireless e a uma aplicação móvel; em concreto, a app Sammic VAC. Esta app é uma aplicação muito intuitiva e acessível para qualquer tipo de utilizador e permite, entre outras muitas coisas, gerir facilmente os programas da embaladora.

E, além disso…

Sabia que com as embaladoras a vácuo da Sammic é possível embalar alimentos em frascos de vidro?

 

Podemos ajudar?
Contacta-nos
Subir
Hemen, iluntasuna baino ez aurkituko duzu... Zure esku dago