Sammic 1961-2021 60 anos de #AEleiçãoAcertada

1961. Azpeitia. Um grupo de empresários locais inicia a sua atividade num andar térreo. Veem uma oportunidade no "boom" turístico que se estava a desenvolver. Passaram sessenta anos, e essa semente ainda dá frutos, já a pensar nos próximos 60 anos. Gostaríamos de aproveitar um aniversário tão importante para fazer uma breve retrospetiva sobre a nossa trajetória até os dias de hoje.  

Os inícios 1961-1975 

Um grupo de empresários locais criou a Fammic SA, hoje denominada Sammic, com atividades industriais e comerciais, e com o objetivo de se focar no "boom" turístico da costa espanhola. Este grupo iniciou a sua atividade com o fabrico de descascadores de batatas, e, pouco a pouco, abriu filiais em diferentes partes da península. 15 anos depois, já possui uma filial comercialmente ativa da SAMMIC, e outra empresa fabril chamada Danamac, que fabrica vários equipamentos de preparação dinâmica, tais como batedeiras planetárias. Tem escritórios próprios em Barcelona, Madrid, Valência, Sevilha e Vigo. 

1975-1990: expansão da atividade 

Durante este período, a Sammic reforçou a sua atividade no fabrico de equipamentos de preparação dinâmica e entrou no mercado da lavagem de louça, dois dos seus pilares ainda nos dias de hoje. Estabeleceu-se em Espanha com a criação de uma filial em Palma de Maiorca, e, durante estes anos, iniciou e consolidou a sua atividade de exportação. 

1991-2007: internacionalização

Durante este período, para além da abertura da filial nas Ilhas Canárias, foram criadas as primeiras filiais internacionais da Sammic no Reino Unido, França e Portugal. A empresa foi evoluindo, aumentando e renovando as suas linhas de lavagem e preparação, e dando lugar à sua terceira grande família de produtos, que perduram ainda nos dias de  hoje: a conservação de alimentos, com a introdução das primeiras máquinas de embalagem a vácuo.  

Em linha com os tempos, inaugurou-se o primeiro site da Sammic, e, posteriormente, um portal de serviços de distribuição. É obtida a certificação do sistema de qualidade ISO 9001. 

Entre 1997 e 2001, a Sammic pertenceu à multinacional Berisford, que mais tarde viria a tornar-se Enodis. Este período termina com uma MBO em 2001, após a qual a empresa fica a cargo da sua equipa de gestão. 

2008-2021: os desafios de um grupo Global 

Em 2008, a sede e a fábrica da Sammic mudam-se para as suas novas instalações em Azkoitia. Abrem-se filiais nos EUA, no México e na Ásia (Singapura, Vietname, Tailândia). Exportamos para mais de 100 países em todo o mundo. Com o desenvolvimento da SmartVide, evoluímos para uma cozinha digital com conectividade e, com os serviços do chef corporativo, ficamos mais próximos do utilizador do que nunca.  

O desenvolvimento de novos produtos é constante. Tanto que uma solução de controlo de tempo de cozimento e regeneração levou à criação da Janby Digital Kitchen como um subsidiária da Sammic. 

 

Sammic, 2021 

Uma equipa de quase 200 pessoas. Mais de 2000 referências. Com presença direta em 11 países e exportações para mais de 130 países distribuídos por 5 continentes. Estamos perto para o levar longe: AEleiçãoAcertada

Contacto

Ajudamos?

Preencha o formulário e entraremos em contacto

Subir