Aitor Gogorza: "A grande revolução reside na linha ultra com o motor brushless"

11 de novembro de 2019 Español   English   Français   Italiano   Deutsch  

Para saber mais sobre as nossas novas linhas de cortadoras de legumes, cutters, emulsionadores e modelos combinados "que vêm revolucionar o mercado" reunimo-nos com Aitor Gogorza, engenheiro da Sammic, e um dos "culpados" desta nova gama.

Por quê esta nova família de cortadoras de legumes, cutters, emulsionadores e modelos combinados? 

O mercado está a evoluir e os usuários têm novas necessidades. Para nós, saber dar-lhes resposta é uma obrigação e um desafio que enfrentamos. Esta nova gama foi-se desenvolvendo pouco a pouco e evoluiu ao longo de vários anos até conseguirmos, agora, lançar uma família muito completa e melhorada. 

Quais são as prestações destas novas máquinas?

A família é composta por duas linhas: Active e Ultra. As máquinas Active, com motores de uma velocidade, evoluíram a partir das máquinas anteriores. Têm um design mais estudado onde se ajustaram as tolerâncias, conseguindo-se um corte ainda mais perfeito. Por outro lado, foram introduzidas melhorias nos discos e nas grelhas fazendo com que o resultado culmine no produto e corte desejados.

No entanto, a grande revolução reside na nossa linha Ultra, onde introduzimos pela primeira vez a tecnologia brushless. Este motor, de última geração, dota a máquina de uma série de vantagens convertendo-a na solução adequada para hotéis e restaurantes de grande produção.

O que é um motor brushless?

Os motores brushless são motores de última geração que até agora se utilizavam principalmente nas indústrias de automóvel, aeronáutica, energias renováveis, ... Funcionam com base num rotor formado por ímanes, evitando os problemas de fricção apresentados pelos motores elétricos convencionais. São de uma eficiência superior contribuindo à poupança energética e ao desenvolvimento sustentável. Quando concebemos as máquinas perguntámo-nos: "Se estas indústrias 4.0 utilizam estes motores, por que não fazê-lo nós também?".

Que vantagens traz este motor nas máquinas Ultra?

Em primeiro lugar, graças a este motor, a nossa máquina mantém o par em todas as velocidades, convertendo-se assim numa máquina muito mais eficiente. Além disso, esta eficiência traduz-se numa redução de consumo energético fazendo com que as máquinas sejam mais ecológicas. Também têm um funcionamento mais suave e silencioso do que os motores convencionais (de 72 a 63 dbA) pelo que se melhora o ambiente no local de trabalho. Assim, graças a este motor, as nossas máquinas são muito mais eficientes, mais ecológicas e menos ruidosas.

Mas pelo o que sei, estas não são as únicas melhorias introduzidas no motor brushless.

Não, não, tem razão. Os motores brushless têm uma série de vantagens. Têm um tamanho e peso mais reduzido do que os motores convencionais, pelo que conseguimos umas máquinas mais pequenas e menos pesadas. Mais especificamente, a altura das novas máquinas reduziu-se em 22 mm e o peso delas baixou 20% relativamente à gama anterior. Isto faz com que seja mais fácil ao utilizador mover as máquinas de sítio e, além disso, ocupam menos espaço na cozinha.

Também incide no tempo de vida útil das máquinas. 

É verdade. Por um lado, devido à alta eficiência, o aquecimento do motor é baixo pelo que não precisa de ventilação. Isto faz com que, nas novas máquinas, se prescinda das grelhas de ventilação melhorando a estanquidade das máquinas e evitando que a água e a sujidade se introduzam pelas suas ranhuras. Desta forma, o tempo de vida útil e a durabilidade da máquina são prolongados.  

E qual foi a reação do mercado?

Como sempre, todas as máquinas foram experimentadas e testadas em diferentes ambientes reais e o feedback recebido tem sido excelente. Os usuários têm-se mostrado muito satisfeitos com esta nova tecnologia e acreditamos que será muito bem recebida no mercado. Além disso, acreditamos que será um produto indispensável para as cozinhas dos hotéis e cadeias de grande produção uma vez que, graças ao novo motor e ao novo painel de comandos avançado, introduzimos o exclusivo "Force Control System". Graças a este sistema, o usuário pode ver no ecrã que força o motor está a exercer durante a sua utilização e pode programar um aviso sonoro quando a máquina exceder a força pretendida. Assim, em qualquer momento, o usuário pode exercer a força mais indicada para obter a melhor qualidade de corte em cada produto permitindo estandardizar processos e obter um corte ótimo, uniforme e sem desperdícios.

Uma tecnologia que oferece tantas vantagens terá um custo adicional, suponho.

O investimento inicial destas máquinas é mais elevado do que outras tecnologias mais convencionais, mas tem um retorno muito rápido por todas as vantagens que mencionámos anteriormente. Por outro lado, quero sublinhar que graças a estas máquinas reduz-se o consumo energético e o ambiente do usuário é melhorado, para além da obtenção de um resultado ótimo.

Podemos ajudar?
Contacta-nos
Subir
Hemen, iluntasuna baino ez aurkituko duzu... Zure esku dago