Agirrezabal: “O produto é algo que está vivo e que vai crescendo através do que os utilizadores nos oferecem”

29 de julho de 2020 Italiano   Deutsch   Español   English   Français  

 

 

Após vários anos de investigação e trabalho, acabámos de lançar a nova gama de trituradores-batedeiras XM. Esta família de cinco séries chegou com uma ampla oferta, com avançados desempenhos e grandes vantagens que não deixam indiferente nenhum utilizador. Assim, quisemos aprofundar mais estes desempenhos e vantagens para saber mais sobre como foram crescendo estas ideias.

Quisemos saber a origem e o porquê de todos eles e, para isso, infiltrámo-nos no departamento de I&D+i. Reunimo-nos com Gorka Agirrezabal, responsável pelo projeto iniciado na altura por Javier Hidalgo, para conhecer o seu ponto de vista e assim poder entrar no processo de criação da gama XM dos novos trituradores e batedeiras. 

 

 

A origem de tudo: “Centrámo-nos nas pessoas que vão utilizar estas máquinas para saber do que é que elas realmente necessitam”

Afinal, em que se fundamenta o desenvolvimento de um produto? No nosso caso, indubitavelmente, baseia-se na relação com o utilizador. Logo no início, reunimo-nos na cozinha com o utilizador final, vemos do que ele necessita e começamos a gerir o projeto para satisfazer essa necessidade. Através desse contacto, que não é só de um dia ou de um mês, pois é algo contínuo, vamos desenvolvendo o produto, vendo os desempenhos que temos de incorporar, como deve ser a máquina, os valores que deve ter, etc.

Também estamos atentos ao que a nossa concorrência faz, mas isso fica para um segundo plano. Centramo-nos nas pessoas que vão utilizar estas máquinas para saber aquilo que elas necessitam e o que lhes devemos proporcionar. O produto é algo que está vivo e que vai crescendo através do que os utilizadores nos oferecem.

Desenho da campânula e da lâmina: “O objetivo é criar um fluxo onde a comida seja atraída para a lâmina sem que o utilizador tenha de a mover. Assim, o utilizador evita cansar-se desnecessariamente”

A lâmina e a campânula dos novos trituradores foram especialmente concebidas para que o utilizador não tenha de mover a máquina dentro do recipiente e que seja a comida a mover-se. Ou seja, o objetivo é criar um fluxo no qual a comida é atraída para a máquina sem que o utilizador tenha de a mover. Graças ao desenho, o tamanho do recipiente dentro dos limites estabelecidos para cada modelo é indiferente: todas as máquinas criam o fluxo necessário para conseguir uma trituração perfeita. Desta forma, o utilizador evita cansar-se desnecessariamente, independentemente do tamanho do recipiente. Foi para nós um elemento de grande importância.

Ergonomia: “Inspirámo-nos nas máquinas fotográficas Reflex para permitir ao utilizador poder trocar rapidamente os braços”

Outro dos pontos mais importantes foi a ergonomia. Queremos que o utilizador se sinta à vontade com a máquina, quer em termos de maneabilidade da mesma no momento de trabalhar, quer para evitar de se cansar desnecessariamente. Por isso, tornou-se imprescindível que a máquina não deslizasse e se adaptasse bem à mão. Assim, para além do desenho, demos especial atenção à pega, a borracha antideslizante que rodeia o punho e evita que a máquina deslize ou escorregue da mão. Graças a ela, o triturador adere melhor à mão, evitando assim que deslize.  

Além disso, inspirámo-nos nos utilizadores das máquinas fotográficas Reflex.  O que é que eles desejam? Poder trocar fácil e rapidamente o objetivo para poder utilizar o que precisam no momento preciso e saber com um “clique” que o objetivo está bem colocado. Inspirámo-nos nessa ideia para aplicar um sistema parecido nas nossas máquinas. Isto conferiu à máquina versatilidade e agilidade. Desta forma, quisemos facilitar ao utilizador o facto de trocar o braço triturador ou a batedeira com rapidez e comodidade e, ao mesmo tempo, indicar com um “clique” sonoro que o braço desejado está bem colocado. Daí surgiu o desempenho click-on-arm.

Eficiência: “Graças ao desenho da campânula e da lâmina e à eficácia do motor, criámos umas máquinas muito eficientes”

A eficiência do triturador foi um ponto importante no processo de criação destas máquinas. Por um lado, como comentámos anteriormente, centrámo-nos no desenho da campânula e da lâmina e no fluxo por elas gerado, dotando a máquina de eficiência. Mas também procurámos que o motor fosse o mais eficiente possível. Isto é, quisemos que o peso do motor fosse apenas o necessário para proporcionar a maior potência possível. Nenhuma grama foi "desperdiçada". Assim, "graças ao desenho da campânula e da lâmina e à eficácia do motor, criámos umas máquinas muito eficientes".

Durabilidade: “Utilizámos materiais técnicos reforçados com fibra e motores preparados para trabalhos de longa duração”

Quisemos garantir que as máquinas tivessem um tempo de vida útil longo. Na criação do produto, utilizámos material técnico muito resistente aos golpes que a máquina possa vir a sofrer. Estes materiais, para além de técnicos, foram reforçados com fibra para alcançarem o objetivo definido.  Por outro lado, o motor está pensado para trabalhos de longa duração.

 

 

Versatilidade: “Quisemos criar um modelo para cada utilizador”

Com esta gama completa, conseguimos propor uma versatilidade muito grande. Agora, cada utilizador, dependendo das necessidades que tiver, pode escolher o modelo adequado para o seu trabalho. Este foi o eixo orientador e a partir daí criámos um vasto leque de produtos. Quisemos criar um modelo para cada utilizador. 

Podemos ajudar?
Contacta-nos
Subir
Hemen, iluntasuna baino ez aurkituko duzu... Zure esku dago