Lizarazu: 'Qualquer tipo de estabelecimento de hotelaria ou coletividade pode necessitar de um escorredor de verduras'

20 de maio de 2020 Español   Deutsch   Italiano   English   Français  

 

Há já longos anos que a Sammic fabrica escorredores profissionais de grande produção com desempenhos muito avançados. Construídos em aço inoxidável e com o lema de "máxima produtividade, mínima vibração", estivemos com Tomas Lizarazu, engenheiro da Sammic e um dos responsáveis por esta linha de produtos para saber mais sobre estas máquinas.

  1. Se não me engano, a Sammic conta com dois modelos de escorredores de verduras de diferentes capacidades. De que capacidades ou produções estamos a falar?

Sim, temos dois modelos de escorredores: ES-100 e ES-200. Ambos os modelos contam com elevada velocidade (900 rpm) e produtividade. O mais pequeno pode escorrer até 6 quilos de folhas e verduras leves em cada operação. Isto é, pode escorrer até 360 kg de folhas numa hora. Pelo contrário, com o ES-200 podemos conseguir o dobro da produção do que com a outra: 12 kg de carga por ciclo ou até 720 kg por hora.   Trata-se de produções muito elevadas para um escorredor de verduras que, além disso, cuida ao máximo do produto em todo o momento.

Além destas duas máquinas, também contamos com um descascador-escorredor que pode executar duas funções numa: descascar batatas e escorrer verduras. Neste caso, a produção do escorredor é de 2 kg por operação (20kg/h). Esta opção é muito interessante para os estabelecimentos com pouco espaço.

 

  1. Que tipo de estabelecimento compra/necessita de um escorredor de verduras?

Qualquer tipo de estabelecimento de hotelaria ou coletividade pode necessitar de um escorredor de verduras, sobretudo os que têm uma grande afluência de clientes. As nossas máquinas, por terem duas velocidades e três ciclos diferentes, oferecem muita versatilidade e adaptam-se às necessidades de cada momento ou estabelecimento, pelo que poderíamos dizer que qualquer tipo de estabelecimento pode beneficiar de uma.

 

  1. Então, qualquer tipo de estabelecimento de hotelaria.

Também temos outros tipos de utilizadores. Por exemplo, colaboramos com Mihi Berdea, um projeto colaborativo que pôs em marcha pequenas explorações de produção ecológica em quarta linha para abastecer o canal horeca e que busca a inserção social de pessoas com problemas de saúde mental. Os responsáveis por este projeto escolheram o escorredor ES-200 para cumprir um papel fundamental no âmbito do seu projeto, uma vez que, além da sua grande capacidade de produção, esta máquina é muito intuitiva e fácil de usar. Portanto, qualquer pessoa pode trabalhar com ela. Isso foi o nosso propósito, criar uma máquina com grandes desempenhos, mas que fosse fácil de usar.

 

  1. Pelo que diz, a experiência de utilizador é importante para vós.

Sim, claro. Temos consciência de que o utilizador quer uma boa máquina e que não seja muito complicada de usar. Por isso, as nossas máquinas possuem um painel de comandos muito simples de usar e muito intuitivo. Além disso, a máquina inclui um cesto escorredor extraível. Isso faz com que seja muito fácil encher/esvaziar o cesto e transportar o produto. E o mais importante, os nossos escorredores estão equipados com rodas de série e serão lançados no mercado com a grande novidade de que não será necessário fixar a máquina ao solo para que não se mova. Basta ativar o travão das rodas.

  1. Pode explicar-me isso?

Os escorredores da Sammic funcionam com o princípio de eixo flexível, o qual reduz espetacularmente as vibrações da máquina sem que isso prejudique o seu rendimento. Assim, apenas com o travão das rodas a máquina tem um rendimento máximo com vibrações mínimas. Pelo que, graças às rodas, o utilizador pode deslocar a máquina facilmente, podendo movê-la para efetuar a sua limpeza ou armazenamento, podendo fazê-lo sob qualquer mostrador padrão. 

Ver vídeo a partir do minuto 3’20’’.

 

  1. Outro dos pontos importantes que vemos continuamente nas máquinas da Sammic é a segurança.

É verdade. Tentamos sempre colocar-nos no lugar da pessoa que tem de utilizar a máquina. E, claro, além da qualidade e facilidade de utilização, a segurança é outro dos pilares mais importantes. Como é habitual, estas máquinas possuem várias medidas de segurança. Por exemplo, antes do início do ciclo, produz-se uma proteção automática ou bloqueio do cesto no que diz respeito ao eixo. Além disso, o painel tem avisos visuais e acústicos por carga mal repartida e por deteção de avaria. Também tem segurança na tampa e o motor está equipado com travão, o qual faz com que a máquina pare imediatamente se a tampa for aberta.

 

  1. Para terminar, quando falamos de um escorredor de verduras, além da alface quais os outros produtos que podem ser escorridos?

Além da alface, é possível escorrer todo o tipo de folhas e verduras leves, tais como verduras de baixa densidade como pimentos, malaguetas, batata cortada para fritar... Por exemplo, temos um utilizador que vende batatas fritas, que descasca e corta as batatas e as mantém na água, para escorrê-las antes de fritá-las. Neste sentido, adotou o seu sistema de trabalho baseando-se no descascador e cortador na fase de preparação e no escorredor e fritadeira na fase de acabamento.

Podemos ajudar?
Contacta-nos
Subir
Hemen, iluntasuna baino ez aurkituko duzu... Zure esku dago