O abatedor de temperatura, o seu aliado para uma conservação perfeita

14 de abril de 2020 Español   Deutsch   English   Français   Italiano  

Os processos estão a mudar e face a situações tão alarmantes pelas quais estamos a passar devido ao coronavírus COVID-19, torna-se cada vez mais evidente a necessidade de cumprir protocolos sanitários nos processos de gestão e produção nas cozinhas de todo o mundo.


O abatimento rápido é o melhor sistema natural para prolongar a frescura dos alimentos. Ao arrefecer o alimento rapidamente, conseguiremos manter uma grande qualidade, segurança alimentar e economia.

Todos os processos, desde a receção de mercadorias, passando pela preparação e respetivo armazenamento final, são fundamentais para conseguir oferecer um produto seguro de qualidade. Não só os negócios dedicados ao lazer como a hotelaria e a restauração, mas também a distribuição alimentar, processada ou não, catering hospitalar, refeitórios escolares... podem beneficiar das vantagens que um abatedor de temperatura oferece. Entre as suas vantagens encontra-se o facto de conseguirem oferecer um produto seguro de qualidade, podendo seguir a sua rastreabilidade, otimizando os seus stocks de alimentos e prolongando a vida dos mesmos.

Abatimento +90ºC a +3ºC

Os abatedores de temperatura consolidam a sua necessidade nas nossas cozinhas. Independentemente do tamanho, convertem-se numa ferramenta indispensável.

A proliferação bacteriana é muito rápida quando o alimento tem uma temperatura compreendida entre +65°C e +10°C. Em redor dos +37ºC, as bactérias duplicam-se a cada 20 minutos. Os abatedores Sammic permitem atravessar rapidamente esta gama de temperatura perigosa, chegando a +3º ao centro do produto em menos de 90 minutos. Deste modo, conseguimos reduzir a carga bacteriana presente nos alimentos, melhorando a qualidade e as características organoléticas e conseguindo realizar processos de pasteurização. A pasteurização permite-nos proceder ao embalamento em termo-embaladoras para a sua distribuição. Em maior grau, o embalamento a vácuo e a cocção sou-vide permitem-nos prolongar a vida do produto e manter a qualidade do mesmo, conseguindo um armazenamento e rastreabilidade seguros. 

Ultracongelação +90º a -18º

A ultracongelação é o melhor processo para prolongar a conservação dos alimentos em meses. O abatedor Sammic, por meio do seu potente sistema de refrigeração com ar circulante a -40ºC, consegue alcançar temperaturas de -18º no centro do produto em menos de 240 minutos. Isto impede a macro-cristalização e mantém as qualidades organoléticas do produto intactas evitando a perda de líquidos após uma correta descongelação e, consequentemente, de sabores. Além disso, a ultracongelação constitui uma parte indispensável para evitar os contágios por anisakis presentes no peixe sem danificar as características do mesmo.

O abatimento rápido e a proliferação bacteriana:
90ºC Não ocorre proliferação bacteriana
65ºC Início da proliferação bacteriana
37ºC Máxima proliferação bacteriana
3ºC Proliferação bacteriana mínima
______ Com abatedor de temperatura
______ Sem abatedor de temperatura

Graças à maior duração e conservação do alimento sob o processo de abatimento, é possível organizar os processos de produção e preparar antecipadamente maior quantidade de porções semi-preparadas, evitando a possibilidade de contágio e mantendo uma elevada qualidade dos alimentos.

Podemos ajudar?
Contacta-nos
Subir
Hemen, iluntasuna baino ez aurkituko duzu... Zure esku dago