Chaves para otimizar a zona de lavagem de um hotel

13 de setembro de 2022 Español   Deutsch   Euskera   English   Français   Italiano  

Falámos com Miren Arriaga, Gestora de produtos de lavagem da Sammic, para descobrir quais são os elementos e fatores mais decisivos na conceção da área de lavagem de um hotel. Deu-nos dicas e orientações para se criar uma área de lavagem totalmente funcional.

1. Quais são os fatores mais importantes na conceção do sistema de lavagem na cozinha de um hotel?

É essencial planear em pormenor a conceção da área de lavagem para conseguir adaptá-la às necessidades de cada hotel, de modo a que a operação possa ser realizada de forma eficiente. É, portanto, essencial ter em conta os seguintes fatores:

  • Capacidade: número de comensais.
  • Rotação: número de comensais por hora.
  • Tempo: quantos serviços são realizados por dia.
  • Tipo de material a lavar.
  • Qualidade da água.
  • Pessoal operacional.
  • Orçamento.

2. E quanto à poupança e sustentabilidade?

Hoje em dia, a boa gestão da energia e dos recursos é primordial nas cozinhas dos hotéis. Com o aumento dos custos de eletricidade, gás e água, é aconselhável escolher modelos com condensador de vapor para reduzir a temperatura ambiente e poupar no consumo de eletricidade e melhorar a capacidade de recuperação da temperatura da água de enxaguamento.

3. Qual é o seu principal conselho, enquanto profissional, quando se trata de projetar os sistemas de lavagem na cozinha de um hotel?

A cozinha ideal deve ter um design limpo e funcional, com espaços de trabalho divididos, de modo a que os empregados possam executar as suas tarefas de forma eficiente e sem interferir com outros trabalhos da cozinha.

Quanto à área de lavagem, é um dos espaços mais importantes da cozinha devido aos novos protocolos de higiene devido ao coronavírus. Por conseguinte, é essencial realizar uma análise dos processos operacionais a fim de otimizar o trabalho tendo em conta os fluxos de trabalho, o número de empregados, os tempos de execução... a fim de poupar custos e melhorar o bem-estar dos operadores nesta área.

Além disso, para otimizar os processos, recomenda-se que a área de lavagem fique junto à cozinha ou ao local onde se recolhem louças, talheres e utensílios sujos.

4.  Que tipos de equipamento são atualmente procurados e porquê?

Nos hotéis, a lavagem de louça, copos, talheres e utensílios de cozinha desempenha um papel fundamental na resposta às elevadas expectativas dos hóspedes e dos comensais. Dependendo dos principais fatores como espaço, capacidade e orçamento, as máquinas de lavar loiça mais procuradas tendem a ser as máquinas de lavar loiça de arraste de cestas e as cúpulas.

5. Que elementos valorizam os hoteleiros quando escolhem sistemas de lavagem de cozinha para os seus restaurantes?

A máquina de lavar loiça é, sem dúvida, um fator de grande importância e é vital analisar em pormenor diferentes aspetos que lhe permitirão tomar a melhor decisão. É por isso que hoje em dia os hoteleiros dão preferência aos seguintes fatores na escolha de uma máquina de lavar loiça:

  • Produção: para poderem responder à procura nas horas de ponta.
  • Consumo de recursos e sensibilidade ambiental: este é um elemento cada vez mais relevante no setor.
  • Eficiência no processo de lavagem: o hoteleiro procura a perfeição no processo de lavagem, não ter de voltar a lavar os copos e que a loiça seja desinfetada e higienizada.

6. E quanto à manutenção?

A vida útil da máquina de lavar loiça depende, em grande parte, da manutenção e dos cuidados que receber. Não limpar a máquina de lavar loiça pode fazer com que se estrague e aumentar o nível de calcário. Portanto, a limpeza é vital para prolongar a vida útil da máquina de lavar loiça e obter resultados perfeitos ao longo do tempo. Para uma manutenção adequada da máquina de lavar loiça, recomenda-se fazer uma limpeza básica diária e uma limpeza mais a fundo uma vez por mês.

7. Que máquinas recomenda para que tipo de hotel?

Para um processo de lavagem eficiente, cada local deve ser claro quanto à sua capacidade e ao material a lavar: desde o pequeno-almoço e almoço até ao jantar ou cocktail da noite, uma cozinha do hotel nunca para. O design ideal de cada cozinha depende do estabelecimento, do produto oferecido, da capacidade e do pessoal de trabalho, entre outros fatores.

 

Hotel boutique

Hotel mediano

Hotel de grande dimensão

Recomenda-se consultar um especialista para lhe poder aconselhar a área de lavagem ideal em função dos fatores determinantes acima mencionados. Pergunte-nos aqui!

Podemos ajudar?
Contacta-nos
Subir
Hemen, iluntasuna baino ez aurkituko duzu... Zure esku dago